Caldeira chamou a atenção da plateia ao mostrar que históricamente o Brasil tem facilidade ao empreendedorismo. Isso pois, ao contrario de vários outros países, o Brasil recebeu imigrantes que vinham com o INTERESSE pessoal de MUDAR de vida, CONSTRUIR algo novo e fazer a vida em terra nova.
Portanto, mesmo com mixigenação e população local, podemos considerar que a raíz de nosso povo é empreendedora. E podemo notar no dia-a-dia que o Brasileiro realmente tenta RESOLVER as coisas que aparecem. Mesmo que seja do jeito mais fácil, mas tenta.
Sendo assim, quando um brasileiro com poucos recuros, analfabeto ou com background pobre pode iniciar um negócio por que não acha um emprego. Mas ele acha um jeito de ganahr dinheiro. Por que ele não cresce, eu já tenho dúvida.
Eu penso em duas possibilidades:
Primeiro, o individuo não tem recursos suficientes para que o negócio tome porte suficiente até para sustenta-lo...então, por não conseguir se sustentar, sai do negócio ou fica só no "vende o almoço para pagar a janta" até cansar.
Segundo, penso que podemos ser um povo acomodado pelas facilidades que temos e pelo risco de não sobreviver menor do que em outros países. Digo isso por que, se não neva na rua e consegue-se comer frutas que nascem em qualquer lugar desta terra abençoada sem muito esforço, é fácil ficar acomodado, pedindo uma esmola na rua e VIVENDO O DIA.
Então, aqui fica uma discussão que é um pouco polêmica mas é interessante, no meu ponto de vista.
....vou parar por hoje....
quinta-feira, maio 31, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
É um tema polêmico mesmo... Porque, se por um lado concordo com vc sobre aquele ponto de que as pessoas têm exatamente o que querem e o que se esforçam para conseguir, há também um pequeno agravante...
Às vezes, coisas ruins acontecem a pessoas boas. Por quê? Porque sim. Um pouco também depende da sorte, não?
Mas enfim... Boa vontade e espírito empreendedor certainly go a long way :-)
Eu acho que o Brasileiro é um povo que pensa pequeno e tem preguiça.
Estou para abrir um negócio e em meio a pensamentos cheguei a diversas conclusões!!
eu sei que possuo muito potencial, superior que de determinados colegas de faculdade, claro que cada pessoa é boa em determinada tarefa!!
Certo dia parei na sala olhei todos e pensei: "Meu todos aqui tem condições de abrir um empreendimento, o que falta?"
Quando percebi que era preguiça mesmo!!
O Brasieliro só luta quando o calo aperta, numa faculdade particular e maioria de "nível social" elevado os alunos só pensam em se formar, sair trabalhando e ganhando o seu!!
E porque nao montar o "Seu" e você escolher o tempo de suas férias? rs
Tudo é Preparação, Dedicação e Pensar, para muitos falta tempo para o terceiro
Postar um comentário