quinta-feira, maio 31, 2007

Empreendedorismo por necessidade?

Pessoal,
tenho ouvido muitos conversarem sobre o empreendedorismo por necessidade no Brasil e hoje assisti a uma palestra do Jorge Caldeira (que escreveu o livro sobre Barão de Máua) que me depertou uma discussão interna. Gostaria de abrir este discussão aqui:

O Brasil é um país com capacidade empreendedora nata ou com necessidade de empreender como alternativa aos problemas sociais?

Gostaria de ouvir a opinião de vocês e pretendo postar durante os próximos dias alguns comentários e observações proprias e outros vistos na palestra.

O que vocês acham ?

3 comentários:

Anônimo disse...

bom Cristiano, acho que ambos.

Fugindo um pouco do lado empreendedor vou citar como exepmlo a área tecnológica, acredito que no Brasil há um grande potencial de alunos superiores qualificados, porém nosso país não investe em pesquisas e nem aposta sucetivamente em nossos alunos.

"Amanhã" a televisão digital estará em nossas casas, previsto para começar no Brasil em 6 de Dezembro de 2007. Esta que já é padrão nos lares Americanos há pouco mais de 2 anos.

Esta demora advém por culpa do ex-ministro, no qual acreditava no país, e gostaria de criar um padrão digital próprio.
Mas depois entrou outro ministro no lugar dele e disse que deveriamos adotar um padrão, entre eles: Americano, Europeu, Japonês.

Concluíndo: o Brasil fica para trás por jogo de políticos.
Em minha opinião eu estou do lado do ex-ministro.

É melhor atrasarmos a construção de nossa casa própria do que viver de aluguel.

Porém isto é uma outra discussão, mas nos ajuda a raciocinar um pouco sobre o lado empreendedor.
***No Brasil é nato?
Sim, devemos acreditar nos bons e em nós.

***É necessário empreender para contornar os problemas sociais?
Também, pois apostando em pesquisas e empreendimentos há geração de emprego, que é o que mais afeta a vida Brasileira, barateia o custo de vida dentro do país, etc

Em minha opinião ambos devem ser considerado importantes.

abraços Rodrigo Olavo

Miano disse...

Rodrigo, obrigado por abrir o diálogo.
Realmente, concordo que a "politicagem"atrapalha o andamento do país como um todo. Na verdade, esse passa ou repassa de poder faz com que as autoridades não executem nenhum projeto de longo prazo pois implica em lançar na gestão seguinte e nao levar créditos para a reeleição ou eleição de alguem do seu partido.
Esse movimento faz com que o Brasil não tenha um planejamento de longo prazo.
Sem planejamento, não temos infra-estrutura, energia, legislação, tecnologia, educação e outras coisas necessárias para o crescimento.
Concordo também com seu comentário de que a população Brasileira é naturalmente empreendedora. E, exatamente por isso, acredito que poderiamos tentar forçar algumas reformas. Temos a atitude empreendedora e então devemos utiliza-la para cobrar autoridades , aparecer no meio politico, agir e modificar o futuro deste país. Vamos?

Anônimo disse...

VAMOS!!