quarta-feira, novembro 09, 2005

Dia-a-Dia - 08/11/2005

Acabo de chegar em casa.... ( 01 da manhã de quarta feira) Pois é , acha que a vida é fácil? Então, para quem não sabe , minha empresa desenvolve, hospeda e mantem sistemas e websites na Internet.

Sendo assim, temos algumas rotinas que precisam ser feitas 24 horas por dia. Algumas delas são imprevisiveis - nunca se sabe quanod terá que fazer. Ainda, algumas delas são emrgenciais, como a de hoje: Recuperar um HD de um servidor de sites que perdeu sua integridade e o MBR (coisas técnicas que significam: problema grave em computador que deveria ficar funcionando 24 horas por dia, sem falhas).

Bom, então significa que um de nossos servidores caiu... obviamente nao estava programado e causou alguns problemas e instabilidade a muitos de nossos clientes.

Aí vem o segredo de como manter seus clientes mesmo com problemas de serviço:

RESOLVA OS PROBLEMAS RAPIDAMENTE, DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL E DE ATENÇÃO AO SEU CLIENTE REPORTANDO O PROBLEMA, OS PASSOS QUE ESTAO SENDO TOMADO PARA A SOLUÇÃO E PRAZOS PARA A SOLUÇÃO.

O cliente pode até entender que sua empresa tem um problema (por que a dele também tem, e problemas são naturais), porém ele não vai entender se você não estiver preocupado em resolver ou mesmo em avisa-lo o que está acontecendo. Quando se reporta, muitas vezes, você até obtem o apoio de seu cliente na solução.

Bom, com esta tal emergência, tive que sair de minha aula de Italiano e ir correndo até o DataCenter, aonde 2 técnicos de minha empresa trabalhavam para recuperar o servidor.
Por que você foi lá se já tinham 2 técnicos resolvendo? Você não deveria descansar? (você se perguntou isso?)

Eu fui , primeiro por que gosto muito do que faço e principalmente de solucionar os problemas. Segundo, do mesmo jeito que eu fiquei assustado com a tal emergência, os tecnicos também ficaram e a minha presença poderia, no minimo, passar um pouco de segurança e apoio para eles. Assim trabalham mais seguros , rapido e ainda contam com minha opinião e ajuda pessoal.

Mas antes de terminar este post preciso falar o mais importante: Apesar dos problemas, meu dia foi ótimo. Mais do que isso, meu dia foi premiado com várias noticias boas, bons negocios e boas perspectivas.

Aproveite este comentario final para refletir um pouco sobre o seu dia. Nunca acontecem apenas coisas RUINS, porém elas acabam marcando mais nosso pensamento e ficam se repetindo na cabeça a ponto de nos fazer esquecer o que houve de bom.

Então aí vai um toque... Tente se lembrar, ao final do dia, antes de ir dormir, de tudo que houve de bom no seu dia, tudo que melhorou, pelo menos um pouquinho, pois lembrando-se das coisas boas você se mantem motivado e ainda reconhece que seu esforço está valendo, sobrepondo os pensamentos ruins que acabam até atraindo mais coisas ruins. Seja positivo e lembre-se que normalemnte você faz mais coisas boas do que ruim. Reflita.

Escrevam seus comentários!

Abraço

Um comentário:

Anônimo disse...

E não esqueça de que o otimismo é um dos alicerces de qualquer empresa de Internet.


"O importante não é cagar nas calças, e sim ter como se limpar!"