sábado, novembro 12, 2005

DELEGAR TAREFAS

Acho que vamos falar várias vezes sobre este tema neste Blog pois acho essencial para o crescimento de qualquer empresa. E alias, aprendi isto duramente com o tempo.
Como comecei o meu negocio por gosto à tecnologia, quando contratei um primeiro funcionário, tive uma dificuldade enorme de passar trabalhos que eu estava acostumado a fazer sozinho. Afinal, eu era o programador, designer, vendedor, administrador, faxineiro e etc da empresa e achava que fazia tods estas tarefas do melhor jeito possivel para a empresa.

Quando passamos nossos trabalhos para outros, tmeos uma tendencia de achar que estas pessoas não fazem e nunca fazerão `tão bem como nós. Porém, passar tarefas de maneira adequada e acreditar no trabalho das pessoas é essencial.

Bom, primeiro vou dizer o que eu considero DELEGAR. Delegar é mais do que passar o trabalho apra frente. Você passa a RESPONSABILIDADE. Mais, acho que você tem que passar a MISSÃO, declarando os objetivos e as consequencias. Além de detalhar todas as caracteristicas que determinarão se o trabalho foi bem feito e se a missão foi cumprida.

Parece simples mas quem já tentou sabe que não é.

Gostaria que todo mundo participasse, postando comentários , para podermos debater mais sobre este tema, já que acredito que ainda não aprendi muito bem, tbm.

Bom, fico por aqui e volto amanhã, se sobrar um tempinho.

Um comentário:

Anônimo disse...

Delegar tarefas: Um hábito saudável ao delegar tarefas é apresentar problemas, e ouvir as propostas. Diga para alguém, "olha, temos esse problema com"... e termine a frase com "o que você acha que seria melhor para resolvermos isso?" A transferência da criação da solução faz com que a execução seja condizida com mais paixão pelos subordinados. Comigo funciona :-D!
Um abraço,
Ricardo